quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dicas de Saúde


Veja quais são os benefícios à saúde e as diferenças entre os queijos
Especialistas explicaram valores nutricionais de cada tipo de queijo.
Provolone é o que tem mais cálcio e gorgonzola é o mais gorduroso.

Comer queijo é sempre uma delícia e existem diversas opções no mercado, com sabores e valores nutricionais diferentes. Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, o queijo é um alimento que pode ser consumido em qualquer hora do dia, em qualquer prato. O Bem Estar desta quinta-feira (10) fez um ranking dos queijos e mostrou quais os benefícios para a saúde de cada um e as diferenças entre eles.
O provolone, por exemplo, é o queijo com maior quantidade de cálcio. Segundo o especialista Bruno Muzzi, uma alimentação rica em cálcio é extremamente importante para fortalecer a estrutura óssea de corpo e evitar a osteoporose. Além da genética, o crescimento e manutenção dos ossos também são influenciados pela dieta e estilo de vida, que correspondem de 30% a 40% da densidade óssea do organismo.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é ingerir, no mínimo, um litro de leite por dia, o que equivale a 1000 mg de cálcio. Para adquirir essa quantidade em queijo, a pessoa pode ingerir 100g de provolone, que têm até mais de 1000mg de cálcio – ou consumir 100g de queijo minas mais 40g de queijo prato.
Enquanto o leite é mais rico em cálcio do que o queijo, o queijo é muito mais rico em proteínas, principalmente o parmesão. Isso acontece porque, para cada quilo de queijo, são necessários muitos litros de leite – por exemplo, 1 kg de parmesão utiliza mais de 20 litros da bebida.
Fora isso, a proteína do queijo é mais fácil de ser digerida do que a proteína do leite porque uma etapa da digestão já é feita no processo de coagulação do alimento. Os especialistas explicaram que, quanto mais maturado o queijo, mais rico em proteína; porém, ele tem também alto teor de gordura, por isso precisa ser consumido com moderação.
Entre os queijos mais gordurosos, o campeão é a gorgonzola. Geralmente, a cor amarela significa maior quantidade de gordura, mas isso não é uma regra, como explicou o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues. Alguns tipos, como o prato e o cheddar, por exemplo, são feitos com corantes ricos em vitamina A.
Da mesma maneira que ocorre com a proteína, quando mais maturado o queijo, maior o teor de gordura, porém menor a quantidade de lactose. Entre os queijos mostrados no programa, o único com lactose é o queijo minas frescal, como mostra o infográfico acima.
A repórter Marina Araújo conversou também com o queijólogo Disney Criscione, que deu dicas para consumir diversos queijos da melhor maneira. A tradicional muçarela, mais usada pelas pessoas, é um queijo que cobre ou recheia os alimentos, basicamente. Porém, existem outros tipos que podem inovar nas refeições, como a gorgonzola e o parmesão, por exemplo, que podem ser adicionados como um tempero para o macarrão e também para a salada porque substituem o sal.
Algumas pessoas gostam de amassar o queijo gorgonzola com um pouco de creme de leite e azeite para comer com pão italiano. O queijo prato também pode ser um aperitivo - cortado em pequenos cubos, ele pode ser colocado em um palito junto com uma cereja e erva doce. Já o provolone à milanesa é sempre preferência, segundo o queijólogo, mas esse queijo também pode ser colocado em lanches junto com outros ou inclusive ser assado na brasa.
Por último, o especialista falou sobre o minas frescal, considerado o queijo do café da manhã do brasileiro. Ele vai muito bem com torradas e lanches, mas também pode ser usado em pratos, como o estrogonofe de minas frescal, opção para quem não come carne. A dica de Disney é colocar uma porção do queijo apenas no momento em que vai desligar a panela para não deixá-lo muito tempo. O minas frescal também funciona na sobremesa, junto com a goiabada.

Papo de verão

Nesse episódio do quadro com o ginecologista José Bento, o assunto foi atividade física. A recomendação do médico no verão é, em vez de tomar sol, fazer exercícios físicos para diminuir a pressão arterial e diminuir o risco de doenças, como diabetes. Para começar, a dica é fazer caminhadas de 30 minutos no fim do dia - dessa maneira, o corpo vai se acostumando. Usar roupas leves e convidar um amigo para acompanhar é um jeito de não desistir da atividade.

Fonte: G1/Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por e-mail, acesse nosso tópico de contato

Espero que tenha gostado do nosso blog e volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...