segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cientistas Localizam a Região do Cérebro Responsável pela Vergonha

Participantes viram vídeos deles mesmos cantando.
Descoberta pode antecipar diagnósticos de doenças neurodegenerativas.


Uma pesquisa apresentada num encontro da Academia Norte-americana Neurologia de localizou a região do cérebro responsável pelo sentimento de vergonha: “córtex cingulado anterior pregenual”.

Os participantes do estudo foram filmados cantando e depois tiveram de assistir ao vídeo. O nível de vergonha que eles sentiam era medido pelas expressões faciais e por fatores fisiológicos, como o suor e os batimentos cardíacos. Em seguida, foram submetidos a exames de ressonância magnética para fazer o mapeamento do cérebro.


A importância médica da descoberta está no fato de que a região se atrofia no caso de doenças neurodegenerativas – grupo de doenças que inclui, entre outros, os males de Parkinson e Alzheimer. “Essa região do cérebro previu o comportamento”, afirmou Virgina Sturm, professora da Universidade da Califórnia em São Francisco, autora do estudo. “Quanto menor for a região, menos vergonha a pessoa sente”, explicou.

Saber que as pessoas perdem a capacidade de sentir vergonha e qual parte do cérebro comanda essa capacidade pode sugerir modos de diagnosticar mais cedo certas doenças neurodegenerativas.

“Não é que eles não tenham nenhuma reação emotiva, mas pacientes com perda nessa região do cérebro parecem perder mais emoções sociais complexas”, esclareceu Sturm.


Fonte: G1

3 comentários:

  1. pareçe que ativa o centro do cérebro e todo o cerebelo.....

    ResponderExcluir
  2. Quando bebo consigo perder um pouco de vergonha, e ficar mais a vontade com as pessoas e com as situaçoes.

    ResponderExcluir
  3. Eu já bebi e tive relações com dor de cabeça, né. Naquela hora, que o povo diz que gosa, eu vi umas estrelinha, procurei no gongle e tinha dizendo que era fongacho. Eu morri de medo. Mas não parei de tranzar por causa disso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por e-mail, acesse nosso tópico de contato

Espero que tenha gostado do nosso blog e volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...