sexta-feira, 11 de março de 2011

ENERGÉTICOS: MITOS E VERDADES SOBRE A BEBIDA

Para enfrentar a agitação da balada ou para espantar o cansaço de uma noite mal dormida. Estes são apenas dois dos motivos para o consumo de energéticos, os hoje chamados de "refrigerantes para adultos". 


Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas, entre julho e dezembro de 2008, o consumo destes produtos no Brasil foi de 11,7 milhões de litros.

No mesmo período de 2009, esse número já era de 17,3 milhões, um salto de 48,5%. Geralmente associada à festas, noitadas e a mistura com bebidas alcoólicas, a bebida produzida à base de substâncias estimulantes, que dão mais pique ao organismo durante um determinado período, também vem sendo relacionada a hábitos de vida saudáveis, como a prática de esportes.

No Brasil, uma das cinco marcas que disputam o mercado nacional, a TNT, é patrocinadora de 16 atletas olímpicos brasileiros. Seu representante mais notório é o nadador César Cielo, campeão olímpico e recordista mundial dos 50 metros livres.

Mas será que os energéticos são benéficos para a sua saúde? Ou, pelo contrário, podem trazer consequências ao organismo? E será que viciam? Numa competição, pode dar dopping? A lista de dúvidas que rondam os tais "refrigerantes" é grande.


O que é um energético?
Energéticos são bebidas à base de cafeína e outras substâncias estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona, que potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais ativo ou acelerado. Sua fórmula faz com que a pessoa se sinta revigorada durante algumas horas o que causa uma disposição aparente. Mas a ação dos energéticos também tem efeito rebote para o organismo. Quando consumidas em excesso, as substâncias estimulantes causam ansiedade, agitação, cefaleia e, em alguns casos, apresentam grau de toxidade questionável, como a taurina e a glucoronolactona.

Um energético hidrata o corpo?
Não, pelo contrário, é uma bebida diurética, que faz o organismo eliminar líquido. A principal característica dos energéticos é aumentar a resistência física devido à presença, principalmente, da cafeína.

Por que a combinação com álcool é perigosa?
Quando são consumidos em combinação com álcool, os energéticos provocam aumento da adrenalina, palpitações, suor e dependendo da quantidade ingerida, podem levar à desidratação já que os dois são diuréticos.

O energético tem a mesma função dos isotônicos?
Não. Esta é uma substituição perigosa que pode levar a problemas mais sérios como a desidratação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unifesp, em dezembro de 2009, 20% das pessoas que bebem energéticos os consomem nas academias como se fossem isotônicos. Os energéticos foram criados para amenizar a sensação de exaustão e cansaço, enquanto os isotônicos têm o objetivo de repor a água e os sais minerais que perdemos após uma atividade. Os energéticos aceleram nosso cérebro e nossas funções, camuflando a sensação de cansaço. Já os isotônicos repõem nutrientes importantes. Trocar um pelo outro pode comprometer a saúde e o desempenho de quem não está atento a estas diferenças.

Faz mal tomar o energético em jejum?
O risco de tomar um estimulante em jejum está ligado a absorção de suas substâncias pelo organismo. Um energético ingerido em jejum pode comprometer as funções do estômago e de todo o aparelho digestivo, além de potencializar os efeitos da bebida na medida em que sua absorção se torna mais rápida e os efeitos mais intensos.

Tomar só energético, sem combinar com álcool, pode prejudicar a saúde?
Os energéticos, quando consumidos sozinhos, também fazem mal e que, apesar de serem muito mais perigosos quando combinados com bebidas e outras substâncias, acabam comprometendo a saúde, mesmo quando consumidos isoladamente, em função da alta dose de cafeína e de outros estimulantes.

Eles prejudicam o sono?
Sim. Em um primeiro momento você perde o sono e fica acelerado, porém, acabado o efeito, o organismo precisa compensar as horas de sono perdidas e daí a pessoa tende a dormir mais. "Você fica agitado por umas horas e não dorme, depois, dorme demais para compensar o tempo perdido

Há interações perigosas com medicamentos?
Sim. O resultado da combinação de energético com medicamentos pode ser bastante prejudicial ao organismo. Se a pessoa já tem algum problema de saúde, tende a piorar. O uso isolado de estimulantes já altera as funções do organismo. Se o remédio também for estimulante, por exemplo, poderá haver uma inibição de seu efeito.

Vicia o organismo a ponto de perder o efeito?
Sim. Assim como os demais estimulantes químicos (cafeína ou drogas, como a cocaína, dentre outros), eles deixam de fazer efeito se tiverem o uso for contínuo e a pessoa passa a ingerir quantidades cada vez maiores para obter o mesmo resultado.

Criança pode tomar? Por que é chamado de refrigerante para adultos?
Os energéticos são assim conhecidos porque apesar de não serem alcoólicos, apresentam uma dose alta de cafeína e de substâncias com nível toxicológico questionável, e o organismo de uma criança não está preparado para receber tamanhas doses.

Tem limite de consumo? Pode consumir todo dia?
Não deve ser consumido todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições. O clínico geral Flávio Tocci explica que não há nenhuma indicação positiva comprovada em relação aos energéticos e que ingeri-los uma ou duas vezes na semana não faz mal, mas que consumir este tipo de bebida todos os dias pode trazer complicações, assim como ocorre com a ingestão excessiva de qualquer outro estimulante.

Atleta pode consumir? Dá dopping? O treino rende mais após tomar um energético?
O rendimento físico de qualquer pessoa aumenta depois da ingestão deste tipo de bebida. A pessoa rende mais por que os energéticos aumentam a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, melhorando a resistência e a performance do atleta. Apesar de serem liberadas pelo Comitê Olímpico, as substâncias que compõem os energéticos, quando ingeridas em excesso, podem caracterizar dopping.

Dá para tomar pensando em rebater os sintomas da gripe, como o cansaço? 
Os energéticos podem comprometer a recuperação de um paciente com gripe ou com algum outro problema, se consumidos em excesso. O problema é combinar energético e remédios e acelerar um organismo que já está mais debilitado. Não faz mal se for consumido uma vez ou outra, mas quando o paciente apresenta qualquer problema de saúde, deve tomar cuidado para não agravar ainda mais seu estado.

O energético engorda? 
Os energéticos contêm valor calórico semelhante a quantidade de um copo de refrigerante ou suco de laranja e, por isso, quem deseja emagrecer deve consumir com moderação

Fonte: Acidezmental

7 comentários:

  1. Assim, muitas vezes tenho que percorrer grandes distancias de carro. DE SC a SP, de SP a RS... assim por diante. Somente nestas viagens. Costumo beber 1 lata de red bull a cada 2 horas. Meu sono esta em dia. Durmo muito bem antes destas viagens, mas me sinto melhor com uma latinha dessa a cada 2 horas. Sempre compro 1 red bull e uma agua. Após o energetico bebo agua pq tenho sede. Isso faz mal???

    Outra pergunta.

    Parei de beber alcool a uns 3 meses e sempre q saio em festas com os amigos bebo energetico tambem. Puro. e em grande quantidade. Algo do tipo 2 latinhas por hora. Mas isso ocorre a cada 15 dias+-. Pode fazer mal tambem?

    Parabens pela materia.
    e desde já agradeço.

    Atenciosamente,


    Matheus Schmitt
    Balneario Camboriu, SC.
    matheus8888@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante mas com relaçao as calorias eu acho q está errado, se ele acelera o corpo, o metabolismo vai estar mais rápido, logo vc vai gastar mais calorias apenas para se "manter vivo"...as calorias dele menos esse consumo a mais de energia deve dar um saldo negativo, ainda mais pq ele deve ser consumido no jejum

    ResponderExcluir
  3. --=> Matheus <=--
    VOCÊ DEVE BEBER SIM BASTANTE ÁGUA PARA MANTER O CORPO HIDRATADO.
    O USO DE QUALQUER TIPO DE ENERGÉTICO, COMO POR EXEMPLO OS QUE CONTÉM CAFEÍNA (CAFÉ, GUARANÁ...), EM QUANTIDADE EXCESSIVA É SEMPRE PREJUDICIAL. PODE PROVOCAR EXCESSO DE ESTIMULAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E CARDIOVASCULAR COM APARECIMENTO DE DIVERSOS PROBLEMAS COMO POR EXEMPLO HIPERTENSÃO ARTERIAL, ARRITMIAS CARDIACAS, INFARTO DO MIOCÁRDIO, ANSIEDADE...
    ESTIMULANTES PODEM SER UTILIZADOS OCASIONALMENTE MAS COM MUITA MODERAÇÃO.

    ...........POR: DR. MAURILIO CAETANO

    OBRIGADO PELA SUA VISITA E TEREMOS O PRAZER EM RESPONDER NOVAS QUESTÕES.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post parabéns!!

    Divulgue seus links aqui também

    http://Dondras.blogspot.com

    E aumente suas visitas!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cara, energetico nao faz efeito em mim, de tanto que eu consumo cafeina..

    ResponderExcluir
  6. "Por que a combinação com álcool é perigosa?"
    Porque te faz vomitar doce ><, é terrível...

    ResponderExcluir
  7. Onde estão os estudos? As evidências?? A única referencia apontada no texto é um blog. Lamentável.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por e-mail, acesse nosso tópico de contato

Espero que tenha gostado do nosso blog e volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...